Filme: This is England

17:21:00

Filmes antigos, terror psicológico e sobre subculturas, como o Foxfire que já falei aqui, com certeza são alguns dos tipos de filmes que chamam mais a minha atenção.

Essa semana assisti ao filme This is England que narra a história de jovens skinheads na Inglaterra no ano de 1983. O filme dirigido por Shane Meadows em 2006, mostra a subcultura skinhead associada a cultura jamaicana, principalmente em relação a música como ska, rocksteady e reggae e como essa subcultura acabou se dividindo entre as vertentes nacionalistas e apolíticos.


O filme mostra a história do garoto Shaun de 12 anos que sofre com a ausência do pai morto e tem problemas na escola. Ele então conhece uma gangue de skinheads, a qual se identifica, e começa a fazer parte do grupo.



O filme consegue retratar bem toda a subcultura e não parece nada artificial ou forçado. Mostra desde os problemas da Inglaterra que foram responsáveis por grande mudança de pensamento dos jovens na época e como a subcultura é originária das classes operárias do final dos anos 60. Além de apresentar como era as roupas usadas pelo "grupo", o interesse dos jovens pelas botas Dr Martens (popular entre a classe trabalhadora), músicas ouvidas entre eles e toda a fusão entre o  Mod londrino com o Rude Boy jamaicano.




O filme tem tanto material que o diretor resolveu criar então uma mini-série que dá continuidade na história, que passa no Channel 4 Inglês e é divida em:

Primeira Temporada (2010) - This is England '86 - 4 Episódios
Segunda Temporada (2011) - This is England '88 - 3 Episódios

Entretanto, parece que na série a subcultura skinhead parece se tornar secundária e o foco torna-se a transformação de jovens adultos tentando se encontrar.




Esse filme entrou para minha lista de "como não assisti esse filme antes?". E claro, uma das coisas que mais me chamou atenção foi o visual, além da fotografia e a simplicidade do cenário e atuação dos personagens.



Não achei o vídeo completo online e também não consegui embedar o vídeo com o trailler oficial, então clique aqui para ver.

Você já assistiu esse filme? 

Você também vai curtir

0 comentários

Leituras de uma Mente Flutuante

Na Tela de uma Mente Flutuante

Delírios de uma Mente Flutuante

Subscribe