O que é a Cultura Tiki

23:17:00

Quem gosta de cores e de toda aquela harmonia tropical com certeza vai amar ou já ama e não sabe a Cultura Tiki.


A Cultura Tiki é inspirada nas tradições da Polinésia e do Havaí dos anos 40, 50 e 60. A expressão "tiki" surgiu nos anos 40, quando os soldados americanos foram para Pearl Harbor e se depararam com uma cultura exótica e diferente.

Porém, ao voltaram para os E.U.A. os soldados norte-americanos recriaram aquilo que seria a cultura tiki para eles, considerando assim a Polinésia como o sonho do paraíso, disseminando a cultura na Califórnia e em outros estados litorâneos dos Estados Unidos. Logo, o que conhecemos hoje como cultura tiki não é exatamente a cultura autêntica e genuína local, mas a visão dos americanos sobre ela.

Os tikis são totens que representam deuses espirituais, cada tiki tem uma proteção e significado diferente. A cultura tiki também trata-se de uma cultura retrô e é composta por máscaras, danças de hula, decoração, cinema, tatuagens, roupas, drinques, comidas, flores, cores e muita música.



Um termo muito utilizado na filosifia tiki é o "ALOHA", que significa muito mais que "amor" ou "alô", seu significado é ainda maior: é compartilhar com alegria a energia da vida presente. Quando esse compartilhamento acontece essa energia entra em conexão com o Poder Divino que os havaianos chamam de MANA. O uso amoroso desse poder é o segredo para se obter saúde, felicidade, prosperidade e sucesso. O espírito Aloha é a união de mente e alma dentro de cada pessoa.


Outro ponto importante a ser destacado são as danças havaianas, polinésias e tikis. A Hula, por exemplo, que é uma dança leve e solta, é um estilo de dança predominante nas ilhas do arquipélago havaiano e trata-se de uma dança sagrada onde o "espírito aloha" se vê presente.

Desde o período de colonização essa dança se modernizou e hoje ela é praticada tanto como ritual sagrado, como entretenimento. As dançarinas contam através do movimento o que é cantado nas músicas. Os passos da dança havaiana buscam representar os elementos que compõem a natureza e os sentimentos humanos.

Além da Hula, existem também outros tipos de danças, como: TamureHura’AparimaOtea HavaPoiFa AtaupatiTau’ Olunga e Lakalaka. Em todas elas há a presença do espírito Aloha.



A cultura tiki também foi muito difundida com o filme "Feitiço Havaiano" (Blue Hawaii) de 1961, no qual Elvis Presley, protagoniza um jovem que após prestar serviço militar volta para a sua terra em Honolulu no Hawaí. No filme pode ser visto diversas manifestações da cultura tiki.


PARA SABER MAIS:

BAR
Para os Tikiphiles de plantão, como são chamados os adeptos dessa cultura, existe 1 bar em Belo Horizonte com a temática tiki é o Lanikai Tiki Bar que fica Rua Pium-í, 772, Sion. Esses bares, geralmente, servem bebidas a base de run e a trilha sonora fica por conta do surf music, swing americano, jazz latino e bossa nova.


LOJA
Em São Paulo existe a loja Aloha Café da estilista Isabela Casalino. A loja é especializada em camisas e objetos de decoração, inspirados na cultura Tiki e Havaiana e na cultura dos anos 50 e no Rockabilly. Os produtos são exclusivos e feitos manualmente e em pequenas quantidades. A loja fica na Rua Dronsfield, 359 na Lapa.


DOCUMENTÁRIO
Há também o documentário "Tikimentary - Em Busca do Paraíso Perdido" do brasileiro Duda Leite. O documentário retrata uma comunidade real que vive a cultura tiki e inclusive é referência e já ganhou várias premiações.
DESENHO
Quem lembra do desenho Lilo & Stitch? A animação dos estúdios Disney se passa no Havaí e também reflete a estética tiki.


NO BRASIL
Uma grande inspiração tiki para nós é a cantora Carmen Miranda, que transpirava cores, frutas e flores e todo o tropicalismo brasileiro.


REPORTAGEM
O vídeorreportagem feito pela Carol Thomé também é super interessante e mostra bem o que é a cultura tiki, entrevistando inclusive a Isabela Casalino da Aloha Café e o Duda Leite. Não consegui anexar o vídeo, então, clique aqui para assistir.

AULAS DE DANÇA
Para quem ainda não conhece, a Escola Burlesca de São Paulo da Lady Burly tem Aulas de Dança Havaiana com Hula Auana, Danças Polinésias, Tahitianas e Tiki  todos os sábados às 18 horas. Todas essas danças estão presentes nesse curso e têm uma versão ocidentalizada da dança havaiana, como nos filmes de Elvis Presley dos anos 50. As aulas são com a professora Clóris Fontainebleau.


EVENTOS
Para quem sonha em participar do evento de rockabilly Viva Las Vegas, com certeza gostaria de passar uns dias no Tiki Oasis, evento que cultua a cultura tiki e que conta conta com apresentações burlescas, pirofagia, show de bandas de surf music e muitos tikiphiles.






Para quem é do Rio de Janeiro, mensalmente há o evento Cabaret das Pulgas Saltitantes que acontece no Saloon 79 e é organizado pela Ana Bandarra. O evento é dedicado aos amantes de ukulele, instrumento tipicamente havaiano.


Agora, algumas imagens de Tikis Pin-Ups:







Desde os anos 60 a cultura tiki decaiu e nos anos 90 passa a reviver, atraindo colecionadores de discos, tocadores de ukulele, escultores, entre outros admiradores. Hoje, a cultura ainda não é muito conhecida, mas tem tomado proporções maiores, acredito que graças a internet. O Brasil principalmente, tem grande potencial para expandir a essa cultura, devido a sua tropicalidade.
Bem, espero que tenham gostado do post, apesar dele ter ficado extenso, tentei passar informações relevantes e mostrar um pouco do movimento aqui no Brasil. Antes de finalizar, gostaria de fazer um agradecimento especial também a Clóris Fontainebleau, que contribui bastante com informações para esse post e inclusive é a musa no clip da banda de surf music do Brasil The Dead Rocks na música "Verão em Havaiano".


E então, vocês conheciam a cultura tiki? Acham que ela tem potencial de crescer aqui no Brasil?

Você também vai curtir

10 comentários

  1. Que demais esse post! Adoro a cultura tiki e ainda quero fazer um ensaio com esse tema :)
    Beijo, Daise!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Laís, demorei horrores para terminar esse post, mas enfim consegui. Eu tenho um vestido com uma estampa bem floral, quero tirar umas fotos para mostrar para vocês também.

      Beijinhos!

      Excluir
  2. Adorei ver as fotos da cultura tiki.
    São lindas as pics.
    O Hawaii é inspirador demais né?
    Beijos <3

    ResponderExcluir
  3. Gostei pouco conhecia da cultura tiki

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é Priscila, poucos conhecem. Mas tem grande potencial de crescer aqui no Brasil.

      Excluir
  4. Amo d mais essa cultura TIKI por causa da liberdades das cores.
    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Com certeza, o floral é uma característica bem tiki Cris

    ResponderExcluir
  6. Post maravilhoso, me ajudou mto nos meus estudos, parabéns!

    ResponderExcluir

Leituras de uma Mente Flutuante

Na Tela de uma Mente Flutuante

Delírios de uma Mente Flutuante

Subscribe